O mundo de Janet Jackson virou de cabeça para baixo nas últimas horas. O jornal britânico The Guardian divulgou no último sábado a entrevista completa realizada com a cantora, onde Janet cometeu uma série de gafes, sendo bastante vaga e irresponsável ao comentar sobre corrida presidencial dos Estados Unidos, reproduzindo fake news sobre a atual Vice-Presidente e candidata, Kamala Harris.
Questionada pela publicação sobre a possibilidade de ver uma mulher negra na presidência dos EUA, Janet respondeu dizendo que “ouviu dizer” que Kamala não era negra. Que haviam descoberto que seu pai era branco e que qualquer resultado das eleições poderia trazer caos ao país.
As declarações de Janet foram muito criticadas na internet. A cantora soou bastante incoerente ao, depois de dizer que tem controle sobre sua vida e carreira, comentar um assunto tão importante com boatos mentirosos e “ouvi dizer”. Em meio a essa enorme crise de relações públicas, a equipe de Janet soltou uma nova através do site Buzzfeed neste domingo (22).
Em meio à reação, Janet respondeu por meio de seu empresário, Mo Elmasri, que disse ao BuzzFeed que os comentários foram “baseados em desinformação”.
“Ela (Janet) respeita profundamente a vice-presidente Kamala Harris e suas realizações como uma mulher negra e indiana. Janet pede desculpas por qualquer confusão causada e reconhece a importância da representação precisa no discurso público”.
“Agradecemos a oportunidade de abordar isso e permaneceremos comprometidos em promover união”.
NOTA DO EDITOR: Fico feliz que Janet tenha e retratado. Em um mundo onde a extrema-direita tenta implantar o caos com fake news e desinformação, ver uma pessoa cuja a voz fala tão alto e pode impactar tantas pessoas (como a de Janet Jackson) reproduzindo isso, é absolutamente devastador. Estar no controle também é sobre decidir como e para que usar sua influência.
Janet é uma mulher negra, que sobreviveu a diversos boicotes ao longo das décadas. Que sempre apoiou minorias, abriu portas para as pessoas viverem e explorarem sua sexualidade, falou contra racismo, violência e preconceito durante toda sua carreira. Vê-la reproduzindo notícias falsas e sendo rasa sobre um tema tão urgente e importante, foi sim um tanto quando decepcionante e vai totalmente contra as ideias e pessoa que ela sempre demonstrou ser.
Sim, Janet é um ser humano e pode cometer erros. E isso não é sobre a cultura do cancelamento. Por isso, ficamos felizes e orgulhos dela ter se posicionado e esclarecido os fatos! Kamala Harris é uma mulher negra, de origem indiana (sua mãe) e jamaicana (seu pai).
Insight to what’s going on
Information keeps us strong
What you don’t know can hurt you bad
Take it from me you’ll be walkin’ around sad
…
Get the knowledge!‘The Knowledge’, Janet Jackson (1989)